terça-feira, 1 de setembro de 2015

Indicações reais para cesariana

Como prometi anteriormente, chegou a hora de abordar as indicações reais ABSOLUTAS para que uma mulher seja submetida a uma cesariana para o nascimento do seu bebê. Sobre esses aspectos não há discussão.

São as únicas indicações para cesariana comprovadas por evidências científicas, que é o que importa para quem defende o parto humanizado.


- Comprometimento anatômico do canal de parto que pode ter sido causado por paralisia infantil, raquistismo ou algum acidente que tenha deixado a pelve deformada.

- Placenta prévia central tampando a saída do bebê. Se a placenta sai antes do bebê, o bebê para de respirar e morre.

- Prolapso de cordão umbilical com colo do útero não plenamente dilatado. É quando o cordão sai pela vagina antes do bebê. O bebê pode morrer porque sua cabeça comprime o cordão umbilical, bloqueando a respiração. É por esse motivo que NUNCA se deve romper a bolsa amniótica (algo que é rotina nos partos ”normais”). É muito raro.

- Descolamento prematuro de placenta com colo não dilatado. Também é muito raro.

- Ruptura de membrana (bolsa amniótica) complicada com infecção.

- Herpes genital ativo (com feridas) no momento do trabalho de parto.

- Feto em posição transversa. Há a opção de tentar a versão para que o parto aconteça naturalmente, cabe à mulher a decisão de fazer ou não.

- Desproporção real céfalo-pélvica. Acontece em caso de bebês gigantes (de 9kg, por exemplo!), para os bebês de tamanho habitual, só é possível detectar essa desproporção durante o trabalho de parto.

- Sofrimento fetal agudo ou crônico ("frequência cardíaca fetal não-tranquilizadora").


- Eclâmpsia com convulsão.

* * * * 

Para todo mundo que me pergunta sobre indicações de cesariana, eu recomendo a leitura desse texto da Dra. Melania Amorim a respeito: 


As indicações fictícias são aterrorizantes e fazem o mundo de muita gente ruir porque são propagadas como verdades tais como circular de cordão, falta de dilatação, bebê grande etc.

Caso alguém queira mais explicações a respeito de alguma delas, podem pedir que procurarei esclarecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário